Saúde e seus determinantes sociais
Há vários conceitos de Determinantes de Saúde, para a Comissão Nacional sobre Determinandes Sociais (CNDSS), os DSS são os fatores sociais, econômicos, cuilturais, étinicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de tisco para a populçação. Já para a OMS, os DSS são as condições sociais em que as pessoas vivem e trabalham. Nancy Krieger adiciona também mecanismos através dos quais as condições sociais afetam a saúde que potencialmente podem ser alterados através de ações baseadas em informação. Para Taylor, as DSS são as características sociais dentro das quais a vida transcorre. Virchow, diz que, as condições econômicas e sociais exercem um efeito importante sobre a saúde e a doença e que tais relações devem ser submetidas à pesquisa científica.
Muitos cientistas famosos, como Chadwick, expressaram a o caráter político e a prática da Saúde Pública como uma intervenção da vida política e social para identificar e eliminar os fatores que prejudicam a saúde da população. No final do século XIX, os bacteriólogos Koch e Pasteur criaram uma nova explicação para o processo saúde-doença. Criou-se então o paradigma bacteriológico.
Houve um conflito entre a saúde pública e a medicina e entre enfoque biológico social do processo saúde-doença. Estes estiveram no centro do debate sobre a configuração desse novo campo de conhecimento, de prática e de educação. Houve o predomínio do conceito da saúde pública orientada ao controle de doenças específicas, fundamentada no conhecimento científico cbaseado na bacteriologia e contribuiu para afinalar o foco da saúde pública, que passa a distanciar-se das questões políticas e