Saúde e Doença Mental
1ª Qual a importância de se compreender a loucura?
Bom, é considerável esta compreensão para se ter uma base, como causa e efeito, origem e solução do quadro patológico do indivíduo. Pra que se tenha um parecer sobre o quadro e que se possam buscar resoluções e tratamento para os mesmos. Também contribui muito para o esclarecimento de como funciona a mente humana, como sofremos influência do meio, o entendimento da loucura vem somando muito com as pesquisas realizadas até hoje.
2ª O que ocorre com o indivíduo que é rotulado de louco?
Busca dentro de si uma reorganização, a superação do sofrimento psicológico, em contraponto quando ele não consegue se reorganizar pra conviver padronizado no normal da sociedade tende a uma desadaptação social e assim vai perdendo cada vez mais o controle se si mesmo.
3ª Segundo Michel Foucault, como ocorre a construção histórica do conceito de doença mental?
Primeiramente a loucura não era vista como doença, só a partir da Idade Média é que ela passa a ser vista como um “mal”, contudo não eram realizados estudos nem métodos terapêuticos, em raras internações os loucos recebiam o mesmo tratamento que os demais doentes, com o passar do tempo o começo do entendimento da loucura se fez necessário, com medidas de tratamento como a religião, por exemplo, e mais a frente iniciou-se a medicalização para alcançar a cura, a loucura passa desde aí ter caráter patológico.
4ª Como se caracteriza a abordagem da Psiquiatria clássica? E a psicológica?
Dá um parecer totalmente orgânico a doença mental, enfatiza que a loucura vem de alguma deformação física, orgânica do cérebro. A visão psicológica encontra a doença mental em uma desorganização na personalidade, a doença mental ocasiona um distúrbio na personalidade, sendo assim quanto mais esse comportamento se afasta do considerado normativo, maior a perturbação da personalidade.
5ª Como se definem as questões do normal e do