republica das espadas
Neste trabalho iremos falar das lendas urbanas e dos personagens típicos do Halloween, como são importantes para a cultura dos Estados Unidos e é uma festa típica da cultura norte-americana. Por isso, achamos que falar de “urban legends” combina bem com esta semana. Já falamos de lendas e do folclore tradicional dos EUA. Essas lendas urbanas são uma variação moderna: são lendas contemporâneas, histórias sobrenaturais ou sensacionalistas que são amplamente divulgadas não apenas de forma oral, como também, hoje, pela internet.
Principais lendas
Bloody Mary
A Bloody Mary é uma lenda urbana similar à Loira do Banheiro aqui no Brasil em vários aspectos: ela é muito contada em escolas, assusta as crianças e envolve uma moça morta aparecendo após ser chamada. A diferença é que Bloody Mary é chamada à luz de velas no espelho do banheiro. De acordo com a lenda, chamando treze vezes, Mary aparece. “Bloody” quer dizer “ensanguentada” e, também, “sanguinária”. Na maior parte das variações da lenda, Mary aparece para se vingar. Porém, há quem diga que ela é boazinha e só quer conversar, prever seu futuro. Quer arriscar?
The Killer in the Backseat
Imagine a cena: você está voltando para casa tarde da noite numa estrada deserta. De repente, pelo “rear-view mirror” (retrovisor), você nota que um carro atrás começa a dar farol alto e a seguir você em altíssima velocidade. Desesperador? A personagem principal desta lenda urbana também achou – tanto que correu para casa. Ao chegar lá, seu perseguidor grita para que ela se tranque e chame a polícia. Esta é uma lenda urbana apavorante, mas de final feliz: o sujeito do outro carro viu que havia um “killer” (assassino) com uma “butcher knife” (faca de açougueiro, cutelo) no “backseat” (banco de trás) dela e, por isso, começou a chamar sua atenção. E foi sua intervenção que salvou a vida da moça.
Carmen Winstead
Em tempos de internet, a gente achou que valia citar uma