Saúde e ambiente
Neste trabalho ressaltaremos o eixo principal de abordagem que será aquele das relações entre o ambiente e a saúde, enfatizando algumas possibilidades metodológicas deste campo do conhecimento científico.
Abordaremos também os diferentes tipos de reciclagem, os produtos que poderão ser reutilizados e a importância da coleta seletiva para a facilitação desse processo.
Relatando ainda a relação da reciclagem do lixo com a preservação do meio ambiente, com a saúde da população, e ainda na contribuição da economia do país.
SAÚDE E AMBIENTE
Educação ambiental
A população está cada vez mais envolvida com as novas tecnologias e com cenários urbanos perdendo desta maneira, a relação natural que tinham com a terra e suas culturas. Os cenários, tipo shopping, passam a ser normais na vida dos jovens e os valores relacionados com a natureza não tem mais pontos de referência na atual sociedade moderna.
A educação ambiental se constitui numa forma abrangente de educação, que se propõe atingir todos os cidadãos, através de um processo pedagógico participativo permanente.
Essa forma de educação é principalmente dirigida a escolas, mas sem deixar de abranger a comunidade inteira: • nas escolas, pode ser veiculada através de cartilhas e atividades lúdicas com sucata;
• para a população em geral precisa ser mais específica, abordando, por exemplo, o lixo que deve ser separado, dias e horários de coleta, formas de acondicionamentos, etc.;
• para o público em geral, prestando contas das receitas, benefícios e metas.
Atualmente, são comuns a contaminação dos cursos de água, a poluição atmosférica, a devastação das florestas, a caça indiscriminada e a redução ou mesmo destruição dos habitats faunísticos, além de muitas outras formas de agressão ao meio ambiente. Dentro deste contexto, é clara a necessidade de mudar o comportamento do homem em relação à natureza
Alguns dos princípios básicos da educação