Saúde publica
Quando se falamos de saúde não devemos só lembrar de hospitais ou postos de saúde, temos que nos lembrar de tudo que engloba os meios em que vivemos , como saneamento básico, ruas asfaltadas, moradias diguinas tudo isso faz parte de saúde. Pois o conceito dado a saude é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.
No Brasil encontramos varias realidades diferentes, e faz com que essa visão de saude seja utópica, pois é um pais de grande extensão territorial e sua riqueza de distribuição desigual. Apesar desse obstáculo, estamos amparados pela constituição federal em seus artigos 196, 197 , 198 e 200, o direito a saúde .
Onde citar o sistema público de saúde, SUS, que foi criado em 1988 pela Constituição Federal brasileira, e tem como princípios básicos a universalidade, integralidade e eqüidade.conta também com PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE- ou seja, controle social realizado por meio dos conselhos nacionais, estaduais e municipais de saúde, nos quais metade de seus membros representa os usuários do SUS e a outra metade os prestadores de serviços públicos e privados.
Já que o então antigo modelo de atendimento era dividido em três categorias: os que podiam pagar por serviços de saúde privados, os que tinham direito à saúde pública por serem segurados pela previdência social (trabalhadores com carteira assinada) e os que não possuíam direito algum e com o surgimento do SUS essa realidade tomou outro horizonte. Essa implantação do SUS unificou o sistema, já que antes de 1988 a saúde era responsabilidade de vários ministérios, e descentralizou sua gestão. Ela deixou de ser exclusiva do Poder Executivo Federal e passou a ser administrada por Estados e municípios.
Mas a crise do sistema de saúde no Brasil está presente no nosso dia a dia podendo ser constatada através de fatos amplamente conhecidos e divulgados como : filas frequentes de pacientes nos serviços de saúde;demora no