Avaliação mediadora: um convite ao docente do ensino superior
Um Convite ao Docente do Ensino Superior
Izabel Alves Macedo Mendes * Ronilde Soares Rodrigues **
Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
___________________________________________________________________________
Resumo
O presente artigo propõe-se a discutir a postura do professor diante do processo de Avaliação da Aprendizagem, considerando que a prática docente, predominante, frente à Ação Avaliativa, ainda se limita em classificar, medir, ponderar e registrar a aprendizagem do aluno num determinado conteúdo e em períodos distintos, para determinados fins. A discussão a que se propõe, abarca a avaliação na sua acepção formativa, tendo em vista as várias teorias postuladas acerca do caráter diferenciado dos processos de formação humana, considerando que a aprendizagem é uma atividade inserida nesse processo, envolvendo o desenvolvimento e a socialização do educando, e, sobretudo, a construção da identidade e da subjetividade.
A condução e a produção deste trabalho baseiam-se, primeiramente, na troca de conhecimento e na busca de novos saberes
__________________________________________________________________________
Palavras - Chave: Avaliação da aprendizagem, ensino, prática docente, formação humana
1- Introdução
São vários os questionamentos e discussões em torno da Avaliação, por ser uma prática que está presente em qualquer nível de ensino. Ao discorrer sobre o tema abordado, o trabalho em pauta, faz um convite ao docente, principalmente o do ensino superior, a uma reflexão sobre sua prática avaliativa.
É sabido que a avaliação da aprendizagem sempre foi considerada de fundamental importância no processo educativo, uma vez que no ambiente escolar, assume papel indispensável no processo de ensino-aprendizagem. A avaliação permite ao professor a verificação do grau de conhecimento do aluno, seus progressos e suas dificuldades, de