saúde ocupacional
Se andarmos pelas empresas e perguntarmos aos funcionários o que é Saúde Ocupacional, qual sua finalidade ou qual é sua real função poucos saberão responder. Alguns irão dizer que é um exame de admissão ou demissão que o funcionário realiza quando entra ou é desligado da empresa e pior ainda são aqueles que consideram apenas como um documento que deve ser arquivado para caso ocorra à fiscalização do Ministério do Trabalho.
Saúde Ocupacional é uma obrigatoriedade que o Ministério do Trabalho impôs a todas as empresas, visando observar e resguardar a qualidade de vida dos trabalhadores. A Saúde Ocupacional é um benefício tanto para o empregado, quanto para o empregador, pois proporciona aos trabalhadores de uma empresa um ambiente qualificado e sadio para a realização de suas tarefas, a empresa recebe um funcionário que estará mais motivado a produzir, e em seu trabalho não haverá influências ambientais para interromper sua produção.
Podemos ainda dizer que a saúde ocupacional consiste na promoção de condições laborais que garantam o mais elevado grau de qualidade de vida no trabalho, protegendo a saúde dos trabalhadores, promovendo o bem-estar físico, mental e social, prevenindo e controlando os acidentes e as doenças por meio da redução das condições de risco.
Com uma avaliação sistematizada da saúde do trabalhador, é possível constatar se o candidato à vaga tem condições para exercer as funções que se dispõe, ou se após um período de afastamento o funcionário está realmente apto a voltar às atividades.
Pode-se ainda verificar se o candidato tem condições físicas e emocionais para exercer novas funções ou se as condições de saúde do trabalhador, continua da mesma forma com a qual foi contratado.
Toda essa avaliação serve para acompanhar a saúde dos trabalhadores e para resguardar a empresa em eventuais solicitações legais.
Todos os empregadores devem observar atentamente o ambiente físico de suas instalações, tomando