Saúde na Adolescência
NA
ADOLESCÊNCIA
Aluna: Mariana Gomes Chauvet
Turma: MAM 231
Disciplina: Educação Física
Saúde na Adolescência
A saúde é o princípio básico para a vida e, por isso, é necessário que se cuide dela de maneira apropriada. Há dois tipos de saúde: a física e a mental. A saúde física é relacionada às partes do corpo para que este funcione adequadamente. Já a saúde mental implica o lado sentimental e se relaciona com a força mental e psicológica do corpo.
O conceito de ser saudável engloba esses dois tipos de saúde em seu melhor estado, por esse motivo se dá a importância de se cuidar do corpo conforme os profissionais de saúde recomendam; isto implica tanto dietas para manter a boa forma e o bom funcionamento do corpo, quanto a maneira como se lida com os problemas cotidianos e o nível de estresse. Para manter-se bem é essencial que se leve em consideração as necessidades do corpo de maneira completa, adequando-se aos limites dele e aprimorando as habilidades do mesmo em todas as etapas da vida.
A adolescência é o período de transição da fase infantil para a adulta. Na infância os pais são responsáveis por todos os aspectos da criança, tanto físicos quanto morais. Todavia, na adolescência esta responsabilidade é por parte diminuída, devendo atingir um ponto de equilíbrio entre o extremo (na infância) e o mínimo (na fase adulta). Esta etapa é muito delicada e envolve muitos detalhes, pois há também a grande diferença hormonal no indivíduo nesta fase, o que gera certas mudanças comportamentais e normalmente um afastamento dos pais. Como consequência, os pais são privados de algumas informações e acabam tendo um desconhecimento da vida de seu filho. Estes problemas associados, na maioria das vezes, resultam em um adolescente com dúvidas que não são sanadas devido à repentina falta de intimidade e vergonha que se são desenvolvidas nesta fase com relação a seus pais.
Com isto, surgem outras questões, inclusive no aspecto da saúde do