Saúde na familia: gravidez na adolescência
SAÚDE DA FAMÍLIA: GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
Ana Bárbara de Azevedo Santos Jacinalva Maria Santos Texeira Jildomar Chagas da Apresentação Joelma Santos Gonçalves
Resumo:
A Gravidez na adolescência está sendo um problema freqüentemente relacionado com a precocidade da sexualidade. Caracterizado como a falta de educação sexual, permissividade e a cultura de liberalidade da sociedade contemporânea, o que tem despertado adolescentes e jovens a manter relações sexuais de forma prematura, acarretando mudanças físicas e emocionais, num processo gerador de conflitos sociais, econômicos e psicológicos no seio familiar e na sociedade, buscando meios do desenvolvimento de políticas públicas efetivas para a redução da gravidez precoce.
Palavras-chaves: Gravidez, adolescência, educação sexual.
Mata de São João-Ba 2010
Introdução
A gravidez na adolescência tem se tornado um problema recorrente e crescente relacionado à sexualidade, causando sérios problemas de ordem social e de saúde pública, advindo do nascimento de crianças geradas por mulheres adolescentes, ainda em processo de desenvolvimento físico, psicológico e social.
As estatísticas têm mostrado um aumento considerável de gravidez precoce, tanto em países desenvolvidos como os Eua e em países em desenvolvimento como o Brasil.
As principais causas apontadas pelos especialistas são a falta de orientação da família, escola e sociedade, uso de drogas e bebidas alcoólicas... As implicações advindas desses fatores causam transtornos biológicos, financeiros, sociais, culturais, tornando a adolescente grávida vulnerável a doenças e enfermidades físicas e psicológicas.