Gravidez na adolescencia
Um desafio para família e a sociedade.
RESUMO
O presente artigo trata-se de um dos fatores de risco relacionados à gravidez na adolescência, que vem crescendo muito, e que pode ser considerada como uma problemática de grandes proporções em nossa sociedade. Tem como justificativa a necessidade de informação para os profissionais da saúde e a família, no sentido de leva-los a compreender melhor esses fatores e saber melhor como lidar com os fatores de risco para a gravidez na adolescência. Para realização do seguinte trabalho utilizou-se um levantamento bibliográfico sobre a adolescência e os fatores de risco nesta fase da vida e pode-se concluir que, os fatores de risco para a gravidez na adolescência estão associados ao convívio familiar e negligências com relação ao uso de preservativos e métodos anticoncepcionais pelos adolescentes.
PALAVRAS-CHAVE: gravidez; adolescência; família; sociedade.
INTRODUÇÃO
De acordo com BRASIL (1997), a adolescência é o período de 10 a 19 anos de idade, e é compreendida como o período de vida a partir do qual surgem às características sexuais secundárias e se desenvolvem processos psicológicos e padrões de identificação que evoluem da fase infantil para a adulta, entre eles a transição de um estado de dependência para outro de relativa autonomia.
Porém, é nesta fase de adolescência é que muitas jovens engravidam. Sendo assim, a gravidez na adolescência é um desafio social e trata-se de um dos fatores de risco que vem crescendo muito, e que pode ser considerada como uma problemática de grandes proporções em nossa sociedade. E devido a grande necessidade de informação para os profissionais da saúde e da família, no sentido de levá-los a compreender e lhe dar com os fatores risco para a gravidez na adolescência é que se deu a escolha pelo tema.
O objetivo desse estudo é descrever a gravidez na adolescência como um problema de saúde pública e identificá-la a como um problema social, e descrever