Biometria vocal
O QUE É BIOMETRIA?
A palavra biometria vem das palavras gregas bios (vida) e metron (medida) e consiste em um sistema de reconhecimento de uma pessoa através de suas características físicas ou comportamentais.
O QUE É BIOMETRIA VOCAL?
Tenología que utiliza a voz para reconhecimento de uma pessoa.
VANTAGENS E DESVANTAGENS
- As suas principais vantagens são:
A biometria de é um método não-invasivo e é mais viável economicamente. A voz é o tipo de biometria mais acessível, visto que não é necessário algum dispositivo extra de aquisição de dados nem tão pouco um sistema de transmissão.
VANTAGENS E DESVANTAGENS
As suas principais desvantagens são:
A sensibilidade a ruídos externos e as possíveis variações da maneira de falar de um ser humano, uma vez que a fala pode ficar diferente devido a condições emocionais (ex., raiva) e físicas da pessoa (ex., um resfriado).
O SINAL DE VOZ
• Propriedades do sinal O aparelho fonador tem características únicas em cada ser humano. Assim, cada pessoa produz um sinal de voz com propriedades acústicas distintas. Além das características físicas, existem as características adquiridas, que dizem respeito às maneiras e hábitos de falar de cada locutor.
DIGITALIZAÇÃO DO SINAL
A digitalização pode ser feita com uma mostra do sinal de voz e fragmentação dos valores de tensão, são transformados em sequências de bits.
Exemplos: PCM (modulação por código de pulso), em que 8 bits são necessários para tal quantização. LPC (Linear Predictive Coding), que é baseado na predição de uma amostra n do sinal levando-se em conta as n-1 amostras anteriores.
DESCRIÇÃO DO SISTEMA
TIPOS DE SISTEMAS
Existem dois tipos de sistemas de verificação de Locutor:
Sistemas dependentes de texto como o HMM (Hidden Markov Models); Sistemas Independentes de texto como o GMM (Gaussian Mixture Models).