Saúde Mental
Mental
Crateús-Ce
Sumário
1. Transtorno de Ansiedade
- Síndrome do Pânico
- Fobia Social
- TOC
2. Transtorno de Humor
- Depressão
- Transtorno Bipolar
3. Transtorno Esquizofrênico
4. Transtornos Mentais e de comportamento decorrentes do uso de substâncias psicoativos
- Intoxicação Aguda
- Estado de Abstinência
1. Transtornos de Ansiedade
Síndrome do Pânico
- O que é ?
A síndrome do pânico, na linguagem psiquiátrica chamada de transtorno do pânico, é uma enfermidade que se caracteriza por crises absolutamente inesperadas de medo e desespero. A pessoa tem a impressão de que vai morrer naquele momento de um ataque cardíaco, porque o coração dispara, sente falta de ar e tem sudorese abundante.
Quem padece de síndrome do pânico sofre durante as crises e ainda mais nos intervalos entre uma e outra, pois não faz a menor ideia de quando elas ocorrerão novamente, se dali a cinco minutos, cinco dias ou cinco meses. Isso traz tamanha insegurança que a qualidade de vida do paciente fica seriamente comprometida.
- Causas
Causas psiquiátricas
Causas médicas gerais
Causas relacionadas a substâncias transtorno de pânico com ou sem agorafobia
Doenças endócrinas/metabólicas: hipo e hipertireoidismo; hiperparatireoidismo; feocromocitoma; hipoglicemia; doença de Wilson; síndrome de Cushing; doença de Addison;alterações hidroeletrolíticas
Intoxicação por cocaína ou crack
- Manifestações Clínicas
A causa é desconhecida A genética pode ser um fator determinante. Pesquisas indicam que, se um gêmeo idêntico tem síndrome do pânico, o outro gêmeo também desenvolverá o problema em 40% das vezes. No entanto, a síndrome do pânico em geral ocorre sem que haja nenhum histórico familiar.
A síndrome do pânico é duas vezes mais comum em mulheres do que em homens. Os sintomas normalmente começam antes dos 25 anos, mas podem ocorrer depois dos 30. Embora a síndrome do pânico ocorra em crianças, ela normalmente não é