saúde mental e trabalho
Fernanda Costa Ferreira
Mayara Alves Bezerra
Rodrigo Monteiro de Oliveira
SAÚDE MENTAL E TRABALHO
Assédio Moral
Palmas, Novembro de 2012.
Aislane Cristina de Oliveira
Fernanda Costa Ferreira
Mayara Alves Bezerra
Rodrigo Monteiro de Oliveira
SAÚDE MENTAL E TRABALHO
Assédio Moral
Trabalho sobre Assédio Moral, da disciplina de Saúde Mental e Trabalho, sob orientação da professora Carolina Santin Cotica.
Palmas, Novembro de 2012.
Assédio Moral
O termo assédio moral ainda é um componente muito recente no cotidiano do trabalhador, porém, de acordo com alguns pesquisadores na área, o assédio moral é tão antigo quanto o próprio trabalho, ou seja, sempre existiu dentro do ambiente do trabalho, porém a preocupação a respeito deste tema foi dada de uma forma bem recente. É importante ressaltar que o assédio moral é uma característica exclusiva do ambiente de trabalho, ou seja, qualquer tipo de característica fora do ambiente de trabalho recebe outro tipo de nomenclatura.
De acordo com o Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério Público da União (SINASEMPU) o assédio moral se caracteriza por:
É a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comum em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego. (SINASEMPU, p. 4).
Ou seja, caso seja um ato isolado, ainda não é considerado como assédio moral, pois ele tem que se dar de forma repetitiva e prolongada, geralmente envolvendo deboches,