CONTABILIDADE
Segundo Atkinson (2000, p. 36) Contabilidade Gerencial “é o processo de produzir informação operacional e financeira para funcionários e administradores”. Já para Crepaldi (2004, páginas 18 e 19) a Contabilidade Gerencial “é o ramo da Contabilidade que tem por objetivo fornecer instrumentos aos administradores de empresas que os auxiliem em suas funções gerenciais.” Podemos definir a Contabilidade Gerencial como ramo da Contabilidade que tem como objetivo fornecer instrumentos aos administradores de empresas, através de relatórios que vão fornecer medidas objetivas de operações passadas e estimativas subjetivas de futuras decisões, que vão auxiliar a administração a responder às oportunidades de negócios. Esses relatórios gerenciais podem ser desenvolvidos em um formato e dentro de um período planejado para poder auxiliá-lo na decisão, e podem conter informações para a empresa ou para um segmento dela, como divisão, produto, projeto ou território.
O contador gerencial é definido pela Federação Internacional de Contabilidade (IFAC) como um profissional que identifica, mede, acumula, analisa, prepara, interpreta e relata informação (tanto financeiras quanto operacionais) para o uso da administração de uma empresa na função de planejamento, avaliação e controle de suas atividades e para assegurar o uso apropriado e a responsabilidade abrangente de seus recursos.
Nos anos 50 a Contabilidade Gerencial funcionava para efetuar apenas atividades de apoio à gestão, como: preparação dos orçamentos, processo de elaboração