Classes terapêuticas - Sistema cardiovasculares, hematopoéticos e renal
Os medicamentos possuem um papel importante no sistema de saúde, eles ajudam a salvar vidas, amenizando sintomas ou tratando diversos tipos de patologias que o indivíduo possa apresentar. A maioria das pessoas faz o uso indiscriminado de medicamentos, prática conhecida como auto medicação. Esta prática irresponsável pode ocasionar inúmeros problemas tais como : Mascaramento de uma doença, dificultando o diagnóstico da mesma intoxicações e interações medicamentosas podendo potencializar ou inibir a ação do medicamento utilizado.
Cardiotônicos
São agentes que têm um efeito fortificante no coração, ou que podem aumentar o rendimento cardíaco. Eles podem ser glicosídeos cardíacos, simpaticomiméticos ou outras substâncias cardioativas endógenas ou exógenas.
É indicado em tratamento de insuficiência cardíaca congestiva , e para o tratamento de certas arritmias.
Ação
São substancias que, pela ação direta no coração, aumentam a forca de contração miocárdica (ação inotrópica positiva). A restauração do trabalho cardíaco promove a redução da taquicardia e a melhora da estase venosa. Função
É sua capacidade de aumentar a força de contração dos músculos cardíacos, prolongando o tempo de condução do átrio para o ventrículo. Como efeito indesejável, ocorre a diminuição da frequência cardíaca.
Contraindicações
É contra - indicado em pacientes hipersensíveis a amrinona e a bissulfitos. cautela em caso de valvulopatia aórtica ou pulmonar grave, queda excessiva da pressão arterial, arritmias supraventricular e ventricular, infarto agudo do miocárdio, gravidez, lactação, uso em pediatria,interage com disopiramida. Só deve ser diluído em soluções contendo glicose no momento da injeção. Não deve ser injetada furosemida na mesma borracha do equipo de infusão de amrinona.
Exemplos de drogas Cardiotônicos
Catoprol : (captopril) é indicado no tratamento da Hipertensão.
Hipocatril : Indicado para