Saúde dos Professores
Introdução
Este boletim de conjuntura tem como objetivo subsidiar o Sindicato dos professores de São Paulo (APEOESP) no processo da campanha salarial do professorado paulista e na defesa da categoria. O boletim está dividido em duas partes. Na primeira, traz uma breve análise dos principais indicadores da conjuntura econômica nacional e das contas públicas do Estado de São Paulo. Na segunda, apresenta alguns dados conjunturais do quadro do magistério paulista, tais como: indicadores orçamentários, plano de carreira do magistério, e evolução dos empregos e salários. A exposição dos dados permite o conhecimento dos indicadores conjunturais em uma linguagem simples e acessível, organizada em cinco tópicos:
1. Conjuntura Econômica Nacional
2. Contas Públicas do Estado de São Paulo
3. Conjuntura Setorial da Área da Educação
4. Campanha Salarial
5. Conclusão
1. Conjuntura Econômica Nacional
1.1. Contas Nacionais
A divulgação dos resultados do PIB para 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmaram as expectativas da maioria dos analistas econômicos. O PIB encerrou 2010 com um crescimento de 7,5% em relação a 2009, totalizando R$ 3,67 trilhões. A expansão do PIB resultou do crescimento de 6,7% do Valor Adicionado (VA) e do aumento de 12,5% nos Impostos Líquidos sobre Produtos . Sob a ótica da oferta, os componentes do VA registraram crescimento em 2010: Agropecuária (6,5%), Indústria (10,1%) e Serviços (5,4%).
Na Agropecuária, várias culturas importantes da lavoura brasileira tiveram ganhos de produtividade, e tivemos safra recorde de cereais, leguminosas e oleaginosas em 2010.
Na Indústria, os principais destaques foram a Extrativa Mineral (15,7%) e a Construção Civil (11,6%), impulsionada sobretudo pela alta da ocupação e das operações de credito do sistema financeiro. No setor dos