Saúde do trabalhador
É uma área que atua na prevenção, resgate e manutenção da saúde do trabalhador, abordando diversos aspectos como ergonomia, biomecânica, atividade física laboral e a recuperação de queixas ou desconforto físicos. Tem como objetivo melhorar a qualidade de vida do trabalhador, evitando a manifestação das queixas e patologias músculos-esqueléticos de origem ocupacional ou não, gerando aumento do bem estar, desempenho e produtividade. Compete ao fisioterapeuta do trabalho avaliar, prevenir e tratar lesões decorrentes das atividades do trabalho.
O estresse no trabalho tem sido associado com o aumento dos problemas de saúde, demonstrado em diversos estudos. A saúde ocupacional ou profissional implica na soma de todos os esforços para melhorar a saúde dos trabalhadores, tanto em seu ambiente de trabalho como na comunidade. A observação sobre toda a atividade profissional exige entre outros estudos o conhecimento das condições e do ambiente de trabalho, sua tarefa a cumprir e o comportamento físico e mental do operador.
Atribuições:
a) Prevenção do desconforto ou queixas músculo-esqueléticas nas atividades laborais;
b) Intervenções ergonômicas de correção, conscientização ou sensibilização nas empresas;
c) Palestras de conscientização, capacitação e treinamento preventivo de doenças ocupacionais;
d) Orientações posturais e ergonômicas aos trabalhadores, fora do ambiente de trabalho e nos postos de trabalho durante a execução de suas atividades ocupacionais;
e) Avaliação postural e análise biomecânica das tarefas nos postos de trabalho, promovendo a adequação do posto e das posturas para um melhor desempenho;
f) Desenvolvimento de programas de ginástica laboral;
g) Desenvolver programas coletivos, que contribuem para a diminuição dos riscos de acidente de trabalho.
Ter um serviço de fisioterapia dentro da empresa é de suma importância com relação ao processo de cura, pois facilita as ações preventivas e curativas das doenças ocupacionais.