Saúde do Trabalhador
Trabalhador é toda pessoa que exerça uma atividade de trabalho, independentemente de estar inserido no mercado formal ou informal, inclusive na forma de trabalho familiar e/ou doméstico. Ressalte-se que o mercado informal no Brasil tem crescido acentuadamente nos últimos anos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Cerca de dois terços da população é economicamente ativa. É importante ressaltar que muitas atividades executadas no exercício do trabalho, acarretam riscos ou fatores de risco para o trabalhador, inclusive as atividades informais. Muitas vezes causando lesões graves, podendo acarretar até a morte do trabalhador.
A busca pela priorização de um modelo assistencial que proteja o trabalhador de danos relacionados ao trabalho é intensa. As ações desenvolvidas visam manter os direitos e a saúde do trabalhador e são pautadas na identificação de riscos, danos, necessidades, condições de vida e de trabalho, que, em última instância, determinam as formas de adoecer e morrer deste grupo.
Neste sentido o Ministério do Trabalho em conjunto com o Ministério da Saúde e Vigilância em Saúde visam aperfeiçoar a capacidade resolutiva dos problemas relacionados aos direitos e a saúde do trabalhador em estabelecendo a relação entre o adoecimento e o processo de trabalho o que contribui, certamente, para a qualidade da atenção à saúde do trabalhador em toda a rede de serviços .
Competências do Ministério do Trabalho e Emprego
Esplanada dos Ministérios, Bloco F www.mte.gov.br Criação: 26 de novembro de 1930
Atual ministro: Manoel Dias
Orçamento: 73,4 bilhões (2015)
O Ministério do Trabalho e Emprego é um ministério do governo do Brasil. O MTE tem o papel, entre outros, de realizar a inspeção e a fiscalização das condições e dos ambientes de trabalho em todo o território nacional. Para dar cumprimento a essa atribuição, apoia-se fundamentalmente no Capítulo V da