Saúde do trabalhador
Limpeza é um dos fatores que proporciona o bem-estar humano. Sentimo-nos bem mais confortáveis em um ambiente limpo, do que em um ambiente sujo, o qual nos transmite uma sensação ruim de mal estar.
A limpeza é o ato de retirar impurezas de um corpo, material ou de um local. Além disso, é associado ao ato de manutenção.
A limpeza no ambiente hospitalar é utilizada para tornar o ambiente propício para os cuidados que irão acontecer no mesmo, além do mais, é uma das medidas eficazes de prevenção e controle a cadeia epidemiológica das infecções, sendo um processo eficaz para reduzir infecções cruzadas.
O profissional por nós escolhidos, foi o auxiliar de limpeza, especificamente de bloco cirúrgico. De acordo com o CBO, o mesmo esta classificado no código 5142-10, no qual é responsável pela limpeza de ambientes e superfícies.
Escolhemos como instituição, um ambiente hospitalar, devido ao fato da percepção da necessidade de uma visão dinâmica de um local que o principal objetivo é restabelecer a saúde de um ser humano. No entanto, esse ser chega a esse ambiente trazendo doenças a serem cuidadas e diversos microrganismos que podem vim a causar mais danos à saúde daqueles que estão envolvidos no seu cuidado.
O foco bloco cirúrgico se dá, pois é um local onde encontramos os pacientes em processos invasivos, e que para isso aconteça são necessários controles rigorosos para que os mesmos aconteçam.
Os auxiliares de limpeza, nesse ambiente especificamente, exercem papel de suma importância, devido ao fato de serem os mesmos responsáveis pela desinfecção e assepsia de ambientes, atuando com medidas eficazes de prevenção e controle da cadeia epidemiológica de infecção, prevenindo a contaminação e proliferação de vírus, bactérias e microrganismos que podem prejudicar a integralidade da saúde dos colaboradores e pacientes da instituição.
DESENVOLVIMENTO
Identificação
IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA: Hospital Santa Cecília