Psicologia do desenvolvimento
Desenvolvimento humano: físico, motor, intelectual, afetivo-emocional e social construídas de observações, pesquisas com grupos em diferentes idades/culturas, estudos de casos, acompanhamento. O psicólogo e biólogo suíço Jean Piaget (1896-1980), produziu pesquisas, teórica e implicações práticas.
O desenvolvimento mental é construção caracteriza pelo aparecimento de estruturas mentais vão aperfeiçoando e solidificando até estar plenamente desenvolvidas, formando estado de equilíbrio superior quanto aspectos da inteligência, vida afetiva e relações sociais. Ex: a motivação está sempre presente como desencadeadora da ação, por necessidades fisiológicas, afetivas ou intelectuais.
IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DESENVOLVIMENTO significa conhecer as características comuns de uma faixa etária, permitindo reconhecer individualidades, nos torna mais aptos para observação e interpretação dos comportamentos. Existe uma assimilação progressiva do meio ambiente, que implica uma acomodação das estruturas mentais a este novo dado do mundo exterior. Planejar o que e como ensinar implica saber quem é o educando.
OS FATORES QUE INFLUENCIAM O DESENVOLVIMENTO * Hereditariedade. * Crescimento orgânico. * Maturação neurofisiológica. * Meio. ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO * Aspecto físico-motor, Aspecto intelectual. * Aspecto afetivo-emocional. * Aspecto social.
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO DE JEAN PIAGET
1º período: Sensório-motor (0 a 2 anos) A criança conquista, através da percepção e dos movimentos. A criança consegue coordenar os movimentos das mãos e olhos e pegar objetos, aumentando capacidade de adquirir hábitos. No final, é capaz de usar um instrumento como meio para atingir um objeto. Sua integração no ambiente dá-se, também, pela imitação das regras. Embora compreenda algumas