Saúde do Trabalhador na sociedade contemporânea.
O livro aborda vários assuntos, desafios e perspectivas no campo da saúde do trabalhador. Nos últimos anos houve grandes mudanças na globalização dos mercados, reestruturação produtiva e incorporação de novas tecnologias, aumento de trabalhos informais, exclusão social, o que faz com que tudo isso mude muito o perfil dos trabalhadores.
Organizaram um Simpósio no intuito de fazer um balanço da área, avaliando conquistas e avanços e também as limitações e entraves com o objetivo de carências e tendências de transformações.
O trabalhador é considerado como sujeito ativo e se baseia na compreensão da saúde como sujeito ativo e se baseia na compreensão da saúde como direito aos princípios do SUS ( Sistema único de saúde ).
Porém o SUS não colabora, pois não consegue ter a funcionabilidade necessária para atender a demanda populacional. Infelizmente na realidade Brasileira existem muitos casos marcantes de acidentes e agravos á saúde relacionadas ao trabalho. Alguns trabalhos, mesmo com todo o avanço tecnológico, permanecem matando lentamente ou até abruptamente.
Na área rural é outra realidade desafiadora no Brasil, devido ao grande uso de agrotóxicos e apontam uma necessidade maior da articulação acadêmica e política em prol de melhorias nesse setor.
Questões como estas e todos os problemas que existem na saúde do trabalhador , segundo o livro ,só serão superadas por meio da intensificação da articulação entre as analises teóricas, as propostas políticas e as ações de intervenção.