Criptografia
Com o surgimento de novas tecnologias da informação, ouve o aumento na necessidade da privacidade, do anonimato e da segurança nas transmissões de dados, tendo assim um aumento na importância da criptografia. O seu impacto na esfera social, econômica e cultural, tem dados situações sem precedentes.
No decorrer deste trabalho será destacado “A importância dos algoritmos e sistemas criptográficos na segurança da informação” abordando seus conceitos e tipos de criptografia e algoritmos, funcionamento e a citação de um exemplo sobre criptografia.
A importância dos Algoritmos e Sistemas Criptográficos na Segurança da Informação
Criptografia
No âmbito da tecnologia de informação a criptografia é importante para que se possa garantir a segurança em todo o ambiente computacional que necessite de sigilo em relação as informações.
A criptografia é o estudo dos princípios e técnicas pelas quais a informação pode ser transformada da sua forma original para outra ilegível, de forma que possa ser conhecida apenas por seu destinatário, o que a torna difícil de ser lida por alguém não autorizado.
Atualmente a criptografia é usada como uma técnica de transformação de dados, segundo um código, ou algoritmo, para que eles se tornem ininteligíveis, a não ser para quem possui a chave do código.
Tipos de Criptografia
Há dois tipos de chaves criptográficas: Chaves simétricas e chaves assimétricas.
Na criptografia simétrica, o algoritmo e a chave são iguais. Isso significa que o remetente e o destinatário usam a mesma chave. Uma chave simétrica é menos custosa comparada a uma assimétrica, entretanto isto significa que ela pode ser centenas ou milhares de vezes mais lenta que um algoritmo assimétrico de qualidade equivalente. A desvantagem no uso da criptografia simétrica é a exigência de uma chave secreta compartilhada, sendo assim sujeitas a descoberta potencial de um adversário criptográfico, por isso