saúde do idoso
A Saúde do Idoso
O envelhecimento é um desgaste natural com alterações respiratórias; cardiovasculares; motoras; urogenitais entre outras. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) 2010, idoso é o maior 65 anos nos países desenvolvidos ou mais de 60 nos países em desenvolvimento. Segundo dados da OMS 2012 no ano de 2020 o Brasil será o 6° Pais com maior número de idosos. Nos últimos 15 anos houve um aumento na expectativa de vida em 16 anos para homens e 19 anos para mulheres. Porém não adianta ganhar anos se não houver uma manutenção de dois princípios básicos:
Autonomia: Decisão e Independência: Execução. Um idoso senescente é o idoso que preserva as suas funções, apenas com decréscimo normal da velhice.
Os gigantes da geriatria são:
Incontinência;
Imobilidade;
Latrogenia;
Instabilidade motora; Insuficiência cerebral; Incapacidade Comunicação. Um idoso senil é aquele que teve perda de funções.
Políticas de Publicidade de Cuidado do idoso
O grande marco foi a criação do Estatuto do Idoso em 2002.Logo em seguida veio:
Política Nacional do idoso (LOAS Lei orgânica da Assistência Social).
Política nacional da pessoa idosa.
Interdisciplinidade: Educador Físico + Enfermagem + Fisioterapia = Trabalho interdisciplinar com o idoso.
A Educação física no cuidado do idoso Se insere para balançar a ideia de que o idoso precisa descansar. A participação do idoso em programa de exercício físico regular melhora as funções orgânicas e a independência. O trabalho do educador físico prefine doenças. O declínio gradual das aptidões físicas tende a ir alterando hábitos de vida e as rotinas diárias do idoso. Por atividades pouco ativas os educadores físicos ganham espaço especial na política da saúde do idoso, com atuação nas academias da cidade.
A Enfermagem no cuidado do idoso A enfermagem deu o maior salto em direção a