Saúde direito de todos
O direito da saúde é parte de um conjunto chamado de direitos sociais, que tem como inspiração o valor da igualdade entre as pessoas.
No Brasil este direito foi apenas reconhecido na Constituição Federal de 1988, antes disso o Estado apenas oferecia atendimento à saúde para trabalhadores com carteira assinada e suas famílias, as outras pessoas tinham acesso a estes serviços como um favor e não como um direito. Durante a constituinte de 1988 as responsabilidades do Estado foram repensadas e promover a saúde de todos passou a ser um dever.
Determinantes Sociais da Saúde são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população, sendo de certa forma as condições sociais em que as pessoas vivem e trabalham. A saúde transcende a questão biológica, pois depende da forma como se organiza e vive a sociedade, incluindo a influência da globalização. A saúde é um direito de todos, por que sem ela não há condições de uma vida digna, e é um dever do Estado financiá-la pelos impostos que são pagos pela população. Desta forma, para que o direito à saúde seja uma realidade, é preciso que o Estado crie condições de atendimento em postos de saúde, hospitais, programas de prevenção, A criação do SUS (Sistema Único de Saúde) está diretamente relacionada a tomada de responsabilidade por parte do Estado. A ideia do SUS é maior do que simplesmente disponibilizar postos de saúde e ho
A saúde é um direito de todos,