Saúde da Família
A Saúde da Família é uma estratégia que o Ministério as Saúde escolheu para reorientar o modelo assistencial do Sistema único de Saúde (SUS) a partir do Programa de Saúde da Família (PSF).
O PSF surge como uma nova estratégia de atenção à saúde e de reorientação do modelo de assistencial. Partindo desses pressupostos, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as potencialidades e contradições do profissional que trabalha com a Saúde da Família no processo de mudança do modelo assistencial. O estudo envolve metodologia descritiva com base em entrevistas realizadas com profissionais atuantes na área de saúde da família. A análise possibilitou perceber que o trabalho em equipe e com a família como um progresso do PSF, entretanto, se faz necessário ter um olhar mais amplo para a formação dos profissionais para trabalharem a nova proposta e, também, na implantação das equipes.
Um dos objetivos mais importantes da implantação desse projeto é fazer com que a Saúde seja reconhecida como um direito de Cidadania e, portanto, expressão de qualidade de vida, contribuindo para a democratização do conhecimento do processo saúde-doença da organização dos serviços e da produção social da saúde. Introdução – Saúde da Família
A Saúde da Família é uma estratégia que o Ministério as Saúde escolheu para reorientar o modelo assistencial do Sistema único de Saúde (SUS) a partir do Programa de Saúde da Família (PSF).
O PSF surge como uma nova estratégia de atenção à saúde e de reorientação do modelo de assistencial. Partindo desses pressupostos, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as potencialidades e contradições do profissional que trabalha com a Saúde da Família no processo de mudança do modelo assistencial. O estudo envolve metodologia descritiva com base em entrevistas realizadas com profissionais atuantes na área de saúde da família. A análise possibilitou perceber que o trabalho em equipe e com a família como um