Saúde da criança Pneumonias e Bronquites
Compreender a fisiopatologia das doenças propostas e o avaliar melhores condutas de enfermagem para crianças que apresentam os diagnósticos propostos.
Introdução
As infecções respiratórias representam doenças de diversas etiologias e grau de complexidade que atingem crianças nos diferentes períodos do ano. Constituem uma das principais causas de morbimortalidade em todo o mundo, sendo as pneumonias responsáveis por cerca de quatro milhões de óbitos por ano nos países em desenvolvimento. A incidência das infecções respiratórias é semelhante em todo o mundo, tanto em países desenvolvidos, como em países em vias de desenvolvimento, diferenciando-se na frequência e gravidade dos casos.
Pneumonia
Definição: Toda inflamação do pulmão devido micro-organismo, que se manifesta sob a forma de um foco único ou de múltiplos.
Fisiopatologia
As características das vias aéreas superiores normalmente impedem que partículas potencialmente infecciosas alcancem o trato respiratório inferior estéril. A pneumonia origina-se da flora normal presente nos pacientes cuja a resistência foi alterada ou a partir da broncoaspiração da flora presente na orofaringe. A pneumonia afeta tanto a ventilação quanto a difusão. Uma reação inflamatória pode acontecer nos alvéolos, produzindo um exsudato que interfere com a difusão do oxigênio e dióxido de carbono. Os leucócitos mais notadamente os neutrófilos, também migram para dentro dos alvéolos e enchem os espaços que normalmente contem ar.
Áreas do pulmão não são adequadamente ventiladas por causa das secreções e do edema de mucosa que provocam a oclusão parcial dos brônquios ou alvéolos, com uma reativa das vias aéreas. Por causa da hipoventilação, ocorre um desequilíbrio da ventilação-perfusão na área afetada do pulmão. O sangue venoso que entra na circulação pulmonar atravessa a área hipoventilada e vai