O Que Bronquite
Professora: Andreia
Alunas:
Série: 8º 01
Tema:
Doenças Respiratórias
São Bento do Sul
2014
Introdução Às vezes nem se quer percebemos, mas ao nosso redor e em todo lugar por onde passamos, está cheio de microorganismos, bactérias, partículas de poeira e entre tantas outras coisas que estão lá seja para incomodar o nosso nariz ou nos causar uma doença. E é muito importante termos consciência do que se trata essas doenças pois é a nossa saúde que está em risco, e com pequenas ações e cuidados podemos prevenir uma série de acontecimentos doloridos e desgastantes para o nosso corpo.
Doenças Respiratórias
Doenças respiratórias são aquelas que atingem órgãos do sistema respiratório (pulmões, boca, faringe, fossas nasais, laringe, brônquios, traquéia, diafragma, bronquíolos e alvéolos pulmonares). Os exemplos mais frequentes são: bronquite, rinite, asma, gripe, resfriado, faringite, enfisema pulmonar, tuberculose e pneumonia.
1. Bronquite
A bronquite é a inflamação das principais passagens de ar para os pulmões. A bronquite pode ser aguda (curta duração) ou ser crônica - dura por muito tempo e tem alta recorrência.
a) Sintomas de Bronquite
Desconforto no peito
Tosse que produz muco
Fadiga
Febre-- geralmente baixa
Falta de ar, piorada com esforço ou atividade leve
Ronco ou chiado no peito
Outros sintomas da Bronquite crônica:
Inchaço nos tornozelos, pés e pernas
Lábios roxos devido ao nível baixo de oxigênio
Infecções respiratórias frequentes (tais como resfriados ou gripes)
b) Tratamento de Bronquite
Não são necessários antibióticos para a bronquite aguda causada por um vírus. A infecção costuma desaparecer sozinha depois de uma semana. Siga os seguintes passos para ter algum alívio:
Não fume
Beba bastante líquido
Repouse
Use um umidificador ou vaporizador no banheiro
Se os sintomas da bronquite não desaparecerem, seu médico pode prescrever a você um inalador para abrir as vias respiratórias,