bronquite e pnmeumonia
1412 palavras
6 páginas
Bronquite Bronquite é a inflamação dos brônquios que ocorre quando seus minúsculos cílios param de eliminar o muco presente nas vias respiratórias. Esse acúmulo de secreção faz com que os brônquios fiquem permanentemente inflamados e contraídos. A bronquite pode ser aguda ou crônica. A diferença consiste na duração e agravamento das crises. A bronquite aguda é causada geralmente por vírus, embora, em alguns casos, possa ser uma infecção bacteriana. A bronquite crônica instala-se como extensão da bronquite aguda e pode ser provocada unicamente pela fumaça do cigarro. Tanto na forma aguda quanto na crônica, a tosse é o principal sintoma da bronquite. Tosse seca ou produtiva podem ser manifestações da bronquite aguda. Na crônica, porém, a tosse é sempre produtiva e a expectoração, espessa. Falta de ar e chiado são outros sintomas da doença.
Bronquite crônica: a bronquite crônica é uma doença que acomete principalmente adultos tabagistas. O cigarro ou outros agentes alergênicos podem causar uma inflamação crônica dos brônquios e, conseqüentemente, o paciente pode apresentar tosse persistente e catarro por mais de três meses no ano. Por conta desta inflamação, o pulmão pode ficar mais suscetível às infecções por vírus e bactérias. Sendo assim, a infecção acaba resultando em uma piora dos sintomas que em geral são habituais, e esta piora do quadro é então chamada pelos médicos de exarcebação aguda da bronquite crônica3.
Especialistas alertam que a falta de informação faz com que as pessoas subestimem a asma e demorem a procurar ajuda. Por isso, é importante fazer o diagnóstico e entender sua gravidade, e mais: conhecer as doenças respiratórias e suas causas.
http://www.chegadeasma.com.br/asma-e-outras-doencas-respiratorias/
Precauções
Ingira bastante água, pois ela ajuda a diluir as secreções brônquicas e facilita a expectoração;
Evite contato com pessoas resfriadas, gripadas ou com outras doenças transmissíveis por via respiratória;
Evite locais