Concorrencia Perfeita
1.1. O que é concorrência perfeita e quais são suas principais características?
O modelo de concorrência perfeita retrata um mercado no qual nenhum agente tem capacidade de influenciar os preços, ou seja, o poder de mercado é nulo. Nesse modelo de mercado as principais características são: existência de numerosos compradores e vendedores, assim ambos não pode influenciar o preço; igualdade nos produtos; não há intervenção do governo no mercado; mobilidade de produtos e recursos, além da necessidade do conhecimento de todas as informações necessárias sobre os preços.
1.2. Por que uma empresa em concorrência perfeita é uma tomadora de preços?
Uma empresa em concorrência perfeita é uma tomadora de preços porque é impossível influenciar o preço do mercado, característica vital da concorrência perfeita. Assim, a empresa determina seu próprio preço ao nível de mercado, tornando-a uma tomadora de preço. E a principal razão para uma empresa perfeitamente competitiva ser uma tomadora de preço é que ela produz uma proporção muito pequena da produção total de determinado bem e os compradores conhecem os preços praticados pelas empresas.
1.3. Como são os lucros no mercado de concorrência perfeita?
Na concorrência perfeita, como o preço é independente da quantidade produzida, a receita é linear; assim como, o rendimento marginal e a receita média são constantes. Portanto, não existem lucros extraordinários em longo prazo, onde a receita supera os custos, até porque se existissem atrairia muitas outras empresas para investirem no mesmo ramo de concorrência perfeita e consequentemente os preço cairiam, conforme a relação de demanda e oferta. Uma possibilidade de lucro nesse mercado é a aplicação do capital do empresário em outra atividade que gerasse algum lucro, ou em instituições financeiras. Porém, para atingir o máximo lucro econômico a empresa deve tomar algumas decisões, como: saber a quantidade certa a ser produzida para obter lucro em