resenha filme Historia única
Nomes: Ariane Di Giorgio R.A: 1212708
Valdineide Chaves da Silva R.A: 1211244
Professora: Sônia
Pedagogia 4º NMB
Resenha do Vídeo História Única de Chimamanda Adichie
Chimamanda trata de uma única fonte de influência, de uma única forma de se contar histórias, de se considerar como verdadeira a primeira e única informação sobre algum tema.
Ela começou sua vida na literatura muito cedo, ao ler histórias britânicas e americanas, com sete anos passou escrever suas próprias histórias, porém todas tinham semelhanças, entretanto seus conteúdos eram baseados nas histórias que ela lia.
Quando passou a ler outros autores de contexto diferentes identificou que as que ela lia não eram únicas, e assim passou a ter outros exemplos.
Chimamanda conta que vem de uma família convencional Nigeriana de classe média, quando completou oito anos seus pais trouxeram o garoto Fide que vinha de uma família pobre, e em nenhum momento os familiares de Chimamanda ressaltaram os pontos positivos da família de Fide por se tratar de pobres.
Quando Chimamanda foi visitar a família de Fide se surpreendeu ao ver que um de seus familiares tinha um grande talento em confeccionar cestas artesanais.
Ao perceber Chimamanda se surpreendeu novamente que a história que lhe contaram de Fide não era única, pois sua família podia ser pobre porem tinha seus valores e ótimos talentos. A escritora tem vários exemplos de historias únicas e conclui que acreditamos somente em que nos é mostrado a acabamos não nos preocupando em saber toda realidade.
É necessário conhecer todos os lados do que é contado e não deixar isso influenciar em sua opinião. Não pode cria estereótipos de uma única história, pois a mesma poderá estar incompletos e necessários saber os pontos positivos para que ela esteja completa.
Ao finalizar Chimamanda nos passa seu pensamento: “Quando se rejeita uma única história, e quando se percebe que nunca há apenas uma história sobre nenhum lugar, é possível