Saúde coletiva
Salvador/BA
2009
Danielle Melo Martins.
Juliana Alves Pereira.
Josemar Silva.
Francisleide.
Monique Paes Coelho Mendes.
Risco de contaminação com material perfuro-cortante nos profissionais de enfermagem.
Esse trabalho será apresentado como requisito parcial avaliativo da disciplina de Saúde Coletiva, lecionada pelo prof. Robeilton Lima, turma de 1º semestre do curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade São Salvador.
Salvador/BA
2009
RISCO DE CONTAMINAÇÃO POR MATERIAL PERFURO-CORTANTE NOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM.
Os acidentes de trabalho ocasionados por material perfuro-cortante entre profissionais da área de enfermagem são freqüentes, devido ao número elevado de manipulação, principalmente de agulhas, cateteres venoso, tesoura, lâmina de bisturi, dentre outros que representam prejuízos aos trabalhadores de enfermagem e as instituições. Tais acidentes podem oferecer riscos à saúde física e mental dos trabalhadores.
Quando o acidente ocorre com material contaminado pode acarretar doenças como a Hepatite B(transmitida pelo vírus HBV), Hepatite C(transmitida pelo vírus HCV), AIDS (transmitida pelo HIV). O acidente pode ter repercussões psicossociais, levando as mudanças nas relações sociais, familiares e de trabalho. As reações psicossomáticas pós-profilaxia, utilizado devido à exposição ocupacional e ao impacto emocional, também são aspectos preocupantes.
A conseqüência da exposição ocupacional aos patógenos transmitidos pelo sangue não está somente relacionada à infecção. A cada ano milhares de trabalhadores de saúde são afetados por traumas psicológicos que perduram durante os meses de espera dos resultados dos exames sorológicos. Dentre outras conseqüências, estão ainda as alterações das práticas sexuais, os efeitos colaterais das drogas profiláticas e a perda do emprego.
Os acidentes ocasionados por