Saúde coletiva
São ações educativas que objetivam contribuir com a melhora da situação de Saúde e da qualidade de vida da população em geral.
A promoção da saúde não está somente relacionada à ausência de doenças. Para garantir o completo bem estar físico e mental é necessário profissionais e educadores capacitados para ministrarem cursos, palestras e outras atividade multidisciplinares que lhes permitem interagir diretamente com a população e auxiliando na estimulação de prevenção de doenças.
DEFINIÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE:
Construção de espaços coletivos para a reflexão e avaliação de sentido dos atos produzidos no cotidiano, possibilitando a identificação das necessidades de formação de desenvolvimento dos trabalhadores da área da saúde e a construção de estratégias e processos que qualifiquem a atenção e a gestão em saúde. O objeto de transformação é o sujeito no processo de trabalho, orientado para melhoria da qualidade da atenção à saúde.
DEFINIÇÃO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE:
Consistem em planos, políticas e programas de saúde pública com o objetivo de produzir saúde e não apenas tratar doenças, evitando que as pessoas se exponham a fatores condicionantes e determinantes de doenças. Além disso, incentiva condutas adequadas à melhoria da qualidade de vida, distinguindo-se da atenção primária ou ações da medicina preventiva.
INTRODUÇÃO:
A saúde é o maior recurso para o desenvolvimento social, econômico e pessoal, assim como uma importante dimensão para a qualidade de vida. As ações de promoção da saúde objetivam fazer com que as condições descritas sejam cada vez mais favoráveis.
São pré-requisitos para a saúde: paz, habitação, educação, alimentação, renda, ecossistema estável, recursos sustentáveis, justiça social e equidade.
Com o aumento da expectativa de vida profundas mudanças vêm ocorrendo na estrutura etária da população. Na atualidade o envelhecimento caracteriza-se pelo acúmulo de incapacidades