Diversos
O saber ético estuda o comportamento humano, este em sua acepção mais ampla, como realização exterior, como intenção espiritual, e como conjunto de resultados úteis e práticos.
2 – Explique o conceito de ética e seus princípios não perdendo de vista a Deontologia Jurídica.
A ética diz respeito ao conjunto de princípios morais que devem ser observados e respeitados com relação à conduta humana, bem como no exercício de uma profissão.
3 – Qual o conceito de Deontologia Jurídica levando em consideração os deveres legais do advogado?
A Deontologia Jurídica engloba os deveres do advogado para sua efetiva atuação profissional, tendo consciência que esse conjunto de preceitos subordina o advogado a uma ordem social, inserindo-o em responsabilidades sociais e grupais mais amplas que, por vezes, as suas necessidades imediatas e individuais.
4 – Levando em consideração o Código de Ética da Advocacia, comente: regras deontológicas fundamentais, relações com o cliente e sigilo profissional.
É obrigação de todo advogado ter conhecimento das regras deontológicas fundamentais, pois segundo o artigo 1º do Código de Ética e Disciplina da OAB, a advocacia exige conduta compatível com o Código de Ética, o Estatuto, o Regulamento Geral, os Provimentos e com os demais princípios da moral individual, social e profissional, pois a inobservância desses preceitos pode configurar infrações disciplinares.
O vínculo que une o advogado com seu cliente deve ser mais forte que qualquer imperativo externo ou interno, pois há nisso grande força o princípio da confiança.
Em relação ao sigilo profissional, o advogado se vê as voltas com informações de toda natureza que lhe são confiadas exclusivamente como profissional e para fins do patrocínio da causa do interessado. O sigilo profissional deve ser respeitado sob pena de fortes prejuízos ao profissionalismo da atividade, à classe, bem como à própria sociedade.
5 – Como era