Passo a passo abertura de empresa
1. O primeiro passo é definir o ramo de atividade da empresa;
2. Colher os dados pessoais dos sócios (Cópia autenticada de RG e CPF dos sócios Comprovante residencial dos sócios e do local sede da empresa, certidão de casamento, de divórcio, declaração de imposto de renda PF).
3. Fazer a consulta de inexistência na praça do nome e do endereço pretendidos, afim de se certificar de que estes dados não estão em uso por outra empresa. No site da Junta Comercial do estado onde funcionará a empresa é possível realizar essas consultas; Em São Paulo a junta comercial nomina-se JUCESP.
4. Em seguida é necessário elaborar o contrato social desta empresa. No site da Junta Comercial do estado, há um modelo de contrato que pode ser utilizado.
5. Registro estadual na Junta Comercial do Estado preenchendo os formulários necessários com os dados cadastrais, conforme a região onde funcionará a empresa Com as devidas informações: constituição\cadastro de sociedade limitada, Constituição de empresas – Resumo, Gerenciamento de impressão, Enquadramento.
“O registro na JUCESP é o primeiro passo para o empreendedor iniciar as atividades empresariais”.
“A Junta Comercial do Estado de São Paulo - JUCESP foi criada em 19 de julho de 1890 é uma entidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, subordinada administrativamente ao Governo do Estado de São Paulo e tecnicamente ao Departamento de Registro Empresarial e Integração - DREI, que é um órgão integrante da Secretaria da Micro e Pequena Empresa.”
“É o órgão responsável pelo registro, fé pública e publicidade dos documentos arquivados pelos empresários, sociedades empresárias e sociedades cooperativas no Estado. Tem como finalidades precípuas dar garantia, publicidade, autenticidade, segurança e eficácia aos atos jurídicos das empresas mercantis, submetidos a registro, cadastrar empresas e