Saúde coletiva
Campus Petrolina
BACHARELADO EM ENFERMAGEM
APLICAÇÃO DA ESCALA DE RISCO DE COELHO NA MICROÁREA 01 DA
AME (ATENDIMENTO MEDICO ESPECIALIZADO) LEONOR ELISA.
Petrolina,
Outubro de 2013.
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Campus Petrolina
BACHARELADO EM ENFERMAGEM
APLICAÇÃO DA ESCALA DE RISCO DE COELHO NA MICROÁREA 01 MICROÁREA 01 DA
AME (ATENDIMENTO MEDICO ESPECIALIZADO) LEONOR ELISA.
Petrolina, Outubro de 2013.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O Sistema Único de Saúde (SUS) tem como princípios fundamentais a universalidade, a integralidade e a equidade, na qual os mesmos devem ser obedecidos por a Atenção Básica no nosso país, cujo sua finalidade é a ordenar a Saúde da Família. Com o objetivo de reorganizar a Atenção Básica no Brasil, surge a Estratégia de Saúde da Família (ESF), que baseia suas atividades no diagnóstico situacional com foco na família e comunidade (COSTA, et al. 2009).
Entretanto, sabemos que hoje existe um grande problema da ESF no Brasil, sendo evidenciado pelo crescimento desordenado, que se sobressai ao crescimento organizado dentro dessas unidades. Dentro dessa dificuldade, torna-se claro a necessidade de um instrumento que possibilite priorizar as visitas domiciliárias enquanto ação indispensável dentro do processo de trabalho das equipes multiprofissionais inseridas nas USF.
Assim, foi criado um instrumento (escala de Coelho e Savassi) de estratificação que descreve o grau de risco das famílias adscritas de uma equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF), identificando o risco social e de saúde das mesmas (COELHO, 2009). Essa