Saúde Coletiva - Qualidade do Ar
A qualidade do ar é medida pela quantidade de substancias poluente presente neste ar. Considera-se poluente do ar as substancias que são nocivas ou ofensivas à saúde publica, danoso aos materiais, à fauna e à flora.
Há uma grande quantidade de substancias presentes na atmosfera, o que torna difícil estabelecer uma classificação. Porem pode ser dividido em:
Poluentes primários (os que são emitidos diretamente da fonte de emissão);
Poluentes secundários (os que são formados por reação química entre o poluente primário e constituintes naturais na atmosfera)
A qualidade do ar pode mudar em função das condições meteorológicas que determinam uma maior ou menor diluição dos poluentes. Ex. a qualidade do ar piora durante os meses de inverno, pois as condições meteorológicas não são favoráveis para a dispersão dos poluentes.
A interação entre as fontes de poluição e a atmosfera define o nível da qualidade do ar, onde são determinados efeitos adversos nos receptores, que podem ser o homem, os animais, as plantas e os materiais.
Fontes de Poluição Com a interação do ser humano com o meio em que vive, ele produz resíduos no qual uma parte polui o ar, onde são chamadas de fontes de poluição, na qual são classificadas em especificas e múltiplas. As fontes especificas são aquelas que ocupam uma área limitada, sendo quase todas industriais. As fontes múltiplas se encontram dispersas pela comunidade e elas podem ser fixas ou moveis. Nelas estão incluídas as fontes que queimam combustíveis, evaporação de produtos de petróleo, queima de resíduos sólidos e atividades que produzem odores.
Fontes Fixas As indústrias são as maiores fontes poluidoras cada fonte industrial apresenta um problema especifico de poluição, pois as emissões são resultados do processo de fabricação. As indústrias são classificadas em metalúrgicas, mecânicas, têxtil, bebidas, químicas onde se pode calcular a potencia de poluição do ar por categoria.
Fontes Móveis Os veículos