Equipamentos de proteção coletiva
EPC – Equipamento de Proteção Coletiva
2º Módulo de Segurança do Trabalho
São Paulo – SP
Março - 2013
ETEC SÃO MATEUS
EPC – Equipamento de Proteção Coletiva
Trabalho apresentado à disciplina de Segurança em Processos Industriais do 2º Semestre do curso de Saúde e Segurança do Trabalho, orientado pelo prof. Luciano.
2º Módulo de Segurança do Trabalho
São Paulo – SP
Março – 2013
SUMÁRIO
Equipamentos de proteção Coletiva 3 Objetivo do EPC 5 Tipos de EPC 6 Iluminação de Emergência 7 Antiderrapante 8 Guarda Corpos 10 Protetores de Máquinas 11 Alarme de Incêndio 12 Sinalização Segura - Cores na Segurança do Trabalho 13 Placas de sinalização 18 Telas de Proteção 19 Ventilação 20 Exaustor Eólico sem motor 22 Exaustores Centrífugos 23 Aquecedores para Ar/Gases 24 EPI ou EPC ? 25 Considerações Finais 26 Referências Bibliográficas 27
Introdução
O conceito de proteção coletiva é muito amplo, pois as formas de sanar os locais de trabalho, prevenindo acidentes e doenças ocupacionais, variam muito. Proteção coletiva pode ser entendida como proteção total, englobando questões como treinamento, educação, alimentação, medidas de engenharia, programas de qualidade, entre outras. A solução pode ser simples e às vezes pode parecer até obvia. Mas também pode ser muito complexa e envolver inclusive modificações de layout e projetos de máquinas, por exemplo; tecnicamente podem-se eliminar os riscos na fonte e na trajetória. No caso de ruído das máquinas, pode-se tentar eliminá-lo no projeto de fabricação ou usar medidas de enclausuramento para isolar o ruído das outras áreas. De qualquer forma, trabalhar com esse tipo de prevenção não envolve somente ações de engenharia, toda a estrutura organizacional da fabrica é afetada a partir de mudanças na estrutura física da empresa e nos procedimentos, tanto em nível de gerencia quanto do nível operacional.
Equipamentos de proteção Coletiva