equipamento de proteção coletiva
São equipamentos utilizados para a proteção e segurança enquanto um grupo de pessoas realizam determinada tarefa ou atividade, são todos os dispositivos de uso coletivo, destinados a proteger a integridade física dos trabalhadores expostos a determinados riscos. Dentre os equipamentos de proteção coletiva podemos destacar alguns:
Extintores de incêndio
Agente extintor é todo o material que aplicado ao fogo interfere a sua química, provocando uma descontinuidade e alterando as condições para que haja fogo. Os agentes extintores podem ser encontrados nos estados sólidos, líquidos e gasoso.
Alguns fatores devem ser observados para o uso adequado dos extintores como: distribuição adequada desses extintores pela área a ser protegida, manutenção adequada e eficiência.
Os extintores devem ser colocados em locais de fácil visualização, de fácil acesso e onde haja menos probabilidade do fogo bloquear seu acesso. Os locais destinados aos extintores devem ser assinalados por um circulo vermelho ou uma seta larga , vermelha com bordas amarelas , o local no piso onde estará localizado o extintor deve ser pintado de vermelho , não podendo estar obstruído , esta área deve ter no mínimo 1,0 metro x por 1,0 metro, não devem ter sua parte superior a mais de 1,60 metros acima do piso e nem estar localizados nas paredes de escadas.
Os extintores mais utilizados na extinção de incêndios são os de água, espuma (química ou mecânica) , gás carbônico e pó seco.
Extintor de água (h2o)
A água é o agente extintor de uso mais comum, age por resfriamento, quando aplicado sob forma de jato sólido, neblina nos incêndios de madeira, papel , tecidos, é difícil extinguir o fogo em líquidos inflamados com água pois ela é mais pesada que eles. É boa condutora de eletricidade o que a torna extremamente perigosa em incêndios de equipamentos e instalações elétricas energizadas. (UNIFAL-MG)
Extintores de espuma
Tanto a espuma química ou a mecânica