Saúde - Asma e Bronquite
CONCEITO
Asma é uma doença inflamatória crônica das vias respiratórias que torna os brônquios hiperresponsivos aos diversos fatores desencadeantes das crises. Por ser a doença de caráter genético, não tem cura, mas pode ser controlada com sucesso quando o tratamento for adequado, possibilitando que o paciente tenha vida normal, produtiva e ativa, inclusive praticar esportes competitivos. As crises de asma podem ser desencadeadas por diversos fatores, como infecções virais, poeira domiciliar, mofos, odores fortes, umidade, emoções e mudanças climáticas. Existem alguns tipos de asma quanto à sua forma de apresentação e gravidade:
Tosse variante de asma – A tosse variante de asma é uma forma de asma na qual o sintoma mais expressivo é a tosse crônica e parece ser causada por um processo inflamatório em que estimula os nervos sensoriais relacionados com o reflexo tussígeno. A tosse caracteriza-se por ser improdutiva, recorrente e usualmente pior à noite.
Asma noturna – A asma noturna caracteriza-se pela ocorrência de sintomas durante a noite e/ ou acordar. Às vezes, essas são as únicas manifestações da doença, podendo haver tanto dificuldades de diagnóstico como de controle. As crises de asma noturna podem representar maior risco do que os episódios diurnos, uma vez que a maioria dos óbitos ocorre durante a noite. Esse comportamento da doença evidencia a necessidade de sua identificação diagnóstica e tem implicações no manejo terapêutico.
Asma e gestação – Há três possibilidades de comportamento durante a gestação: melhora, piora ou inalteração. Em pacientes que têm melhora clínica, esta ocorre gradualmente durante a gestação. Naquelas que pioram, ocorre intensificação dos sintomas entre a 29.ª e a 36.ª semana. Verifica-se também, que as manifestações são menos intensas nas últimas quatro semanas da gestação. A piora da asma durante a gestação está relacionada com alguns fatores de risco como: asma grave antes da gestação; piora da asma em