Asma e Bronquite
DESCRIÇÃO DO SISTEMA QUE A DOENÇA AFETA: FUNÇÕES GERAIS E IMPORTÂNCIA DO SISTEMA.
O sistema respiratório fornece oxigênio e remove gás carbônico do organismo, auxiliando as células no metabolismo, atuando em conjunto com o sistema circulatório. O sistema respiratório também está envolvido com a vocalização.
É formado pelo nariz (responsável por captar, filtrar e umedecer o ar inspirado), cavidade do nariz, faringe (o ar segue por ela, após passar pelo nariz), laringe (retém as partículas de pó que passaram pela filtragem do nariz, traqueia (leva o oxigênio para os brônquios), brônquios ( dois dutos curtos que entram nos pulmões e, dentro deles, dividem-se várias vezes até ficarem microscópicos, quando serão chamados de bronquíolos) e pulmão (onde ocorre a troca de gases).
DESCRIÇÃO INICIAL DA DOENÇA
Asma é uma doença inflamatória crônica, caracterizada por hiper-responsividade das vias aéreas manifestando-se por obstrução ao fluxo aéreo, reversível espontaneamente ou pelo tratamento, com episódios recorrentes de sibilância, dispnéia, aperto no peito e tosse, particularmente à noite e pela manhã ao acordar.
A asma pode ser controlada na maioria dos pacientes. Quando controlada, os sintomas diurnos e noturnos são incomuns, o uso de bronco dilatadores de alívio torna-se infreqüente, o número de crises diminui, o absenteísmo à escola ou trabalho se reduz e a atividade física mantem-se normal, bem como a função pulmonar. Em geral, estes objetivos são obtidos com mínimo uso de medicamentos. Com o controle da doença, serão evitados os atendimentos em emergências e as hospitalizações. Se a asma não for bem controlada, ela pode tornar-se crônica com limitação permanente ao fluxo aéreo, levar à limitação física e social significativa, e até causar a morte por ataques graves.
A bronquite é uma inflamação dos brônquios que se manifesta pela tosse. Ela é causada, na maioria dos casos, pelo fumo, poluição do ar ou exposição de gases. Como os sintomas da asma,