saudo do viajante
1 Considerações gerais
As viagens são realizadas por um número cada vez maior de pessoas devido a razões de ordem profissional, social, humanitária e de lazer, em distâncias maiores e velocidades mais rápidas, situação está que tende a desenvolver-se expondo o público residente e visitante a uma variedade de riscos para a saúde.
A maioria dos riscos podem ser minimizados, os cidadãos tem a disposição de profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e bilíngues, ou seja, uma equipe totalmente capacitada em várias unidades. Onde visam orientar a pratica de medidas de Saúde adequada antes, durante e depois da viagem.
Os cuidados com a saúde dos que se deslocam possibilitam a proteção da saúde coletiva, com base na minimização dos riscos de introdução e disseminação de agravos a saúde, bem como a prevenção de epidemias.
2 Modelos de organização dos Serviços:
2.1 Centro de Atenção à Saúde do Viajante-BH.
Inaugurado no dia 21-01-2012, é um do únicos centros de atenção à Saúde do viajante no Brasil. Visa orientar viajantes sobre doenças transmissíveis, cuidados com a higiene e vacinas.
A unidade também orienta via telefone ou internet, profissionais de saúde e de outras unidades que atendem viajantes brasileiros ou estrangeiros.
Localizado- Rua Paraíba, 890- Funcionários.
E- mail- Saúde.viajante@pbh.gov.br
2.2 Centros de Orientação para a Saúde do Viajante(ANVISA).
Os centros de orientação para a saúde do viajante da ANVISA e serviços credenciados executam a atividade de orientação aos viajantes sobre cuidados como a saúde e de emissão do certificado internacional da vacinação de profilaxia-CIVP nos centros credenciados a emissão do CIPV é realizada apenas para a vacinação realizada na própria unidade.
2.3 Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde.
O Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde tem a finalidade de fomentar a captação de