saude
ISSN 1984-9354
DIAGNÓSTICO DA NECESSIDADE DE
TREINAMENTO: DA TEORIA PARA A
PRÁTICA. O CASO BETA ENGENHARIA
LTDA.
Fabrício Louzada Duarte
(UFJF)
Débora Vargas Ferreira Costa
(Instituto Vianna Junior)
Joyce Gonçalves Altaf
(Instituto Vianna Junior)
Douglas Ribeiro de Castro
(Instituto Vianna Junior)
Resumo
Treinar e desenvolver pessoas têm sido uma demanda recorrente encontrada pelas empresas. Quanto investir em treinamento e desenvolvimento? Aonde e em quem investir? Para que um treinamento gere resultados mais satisfatórios, é importante quue se realize um levantamento eficiente de suas necessidades, selecionando as técnicas, métodos, funcionários e prioridades mais adequados. Diante disso, o objetivo do presente estudo é analisar, à luz do referencial teórico, o atual processo de levantamento de necessidades de treinamento da organização em estudo, identificando possíveis lacunas e propondo um novo modelo de diagnóstico destas necessidades que se adéque melhor ao contexto da organização. A presente pesquisa foi de caráter qualitativo, utilizando-se de método dedutivo, categorizada como explicativa, aplicada, bibliográfica e de campo com o objeto de estudo a BETA Engenharia Ltda. localizada em Juiz de Fora, Minas Gerais.
Utilizou-se também de entrevistas semi-estruturadas e de observação direta para o alcance dos resultados. Ao final do trabalho foi confrontada a teoria sobre o assunto com a prática utilizada pela empresa, sugerindo um modelo de diagnóstico de necessidade de treinamento mais aderente a realidade da empresa em estudo.
Palavras-chaves: Recursos Humanos, Treinamento e desenvolvimento de pessoal, Implementação e Avaliação do Processo
IX CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO
20, 21 e 22 de junho de 2013
1. INTRODUÇÃO
O êxito, seja em qualquer área ou situação, sempre foi um dos maiores e principais objetivos dos indivíduos e das organizações no mundo. Nos dias atuais, caracterizados pela era do conhecimento,