saude
Naquela época a saúde da população pobre era "dever" das santas casas de misericórdia.
Com as epidemias sem controle o Brasil começou a ser mau visto por imigrantes, que não queriam mais imigrar para o país. Com isso a economia do país ficaria comprometida, e então a saúde pública começou a despertar o interesse das autoridades.
Oswaldo Cruz então foi nomeado diretor da diretoria geral de saude e designado a desenvolver vacinas a fim de controlar as epidemias. A vacinação era obrigatória, por tanto quem se recusasse era tratado como criminoso, com isto, surgiu em 1904 a revolta da vacina, pois os cidadãos brigavam pelo direito de escolha.
Em paralelo as vacinações o governo também realizava obras sanitárias.
Em 1917 houve varias greves de operarios a fim de melhorar a saude pública, após acirdo foram criadas as caixas de aposentadoria e pensão e os trabalhadores teriam a partir daí assistencia médica e direito a aposentadoria.
Em 1930 Getúlio Vargas assume o poder com a promessa de governar para os pobres, anuncia o decreto que uniformiza e centraliza as estruturas de saúde no país. Em 1934 Getúlio Vargas cria os IAPS em substituição as caixas. A intenção era que com uma pequena parte de seu salário o trabalhador teria acesso a saúde. Os recursos dos IAPS eram aplicadps pelo governo na industrialização do país.
A partir de 1945 houve a construção de hospitais grandes e bem equipados, além de estes contarem com vários médicos especialistas.
Em 1950 com a eleição de Getúlio Vargas, há a criação do ministério da saúde, a fim de fortalecer as açõies em saúde pública, com programas de prevenção e médicos especialistas. Mas naquela época outras personalidades da política já