filosofia
O que é o Estado?
1- Juntamente com a atividade industrial, o Estado é o grande produtor do espaço geográfico na sociedade moderna. Mas o que é Estado? É o conjunto das instituições que formam a organização político-administrativa de um povo ou de uma nação: o governo, as forças armadas, as escolas públicas, as prisões, os tribunais, a polícia, os postos de saúde, os hospitais públicos, etc.
1.1- O governo é a cúpula, isto é, a parte que administra ou comanda o Estado. Por isso, muitas vezes confundimos Estado com governo, pois trata-se de termos com significados semelhantes. A diferença é que o governo – mesmo sendo decisivo, o que comanda – é somente uma parte do Estado. Este é mais amplo e, como vimos, engloba outros setores, além de compreender todos os níveis de governo – federal, estadual e municipal – e todas as atividades a eles ligadas.
1.2- Dessa forma, cada Estado normalmente corresponde a um povo ou uma nação: o Estado francês, o Estado inglês, o Estado brasileiro, etc. Mas existem inúmeras exceções, como o Estado canadense, que engloba uma população de origem francesa, concentrada na província de Quebec, a qual gostaria de ter o seu próprio Estado, independente do atual, onde predominam as pessoas de origem inglesa. Também o povo basco – ou pelo menos uma parte dele –, que vive numa região fronteiriça entre a Espanha e a França, almeja criar um Estado independente , da mesma forma que o povo curdo, que vive numa região que abrange partes do Irã, do Iraque, da Síria e da Turquia. Outro exemplo é o povo tibetano, que vive na China. É o Estado chinês que controla o Tibete desde que o invadiu em 1959. Os tibetanos, contudo, mantém um ideal separatista, pois são um povo diferente dos chineses, no idioma, na história e nas tradições.
1.3- A palavra Estado pode ter ainda outro significado, o de indicar as divisões territoriais de um país. No Brasil, por exemplo, Minas Gerais, Paraná e Amazonas são tidos como Estado, ou