saude
As Úlceras por pressão são definidas como lesões de pele ou partes moles originadas basicamente de isquemia tecidual prolongada. Qualquer posição mantida por um paciente durante um longo período de tempo pode provocar lesão tecidual, principalmente em tecidos que sobrepõe uma proeminência óssea, devido a presença de pouco tecido subcutâneo nessas regiões. A compressão dessas áreas diminui o fluxo sanguíneo local facilitando o surgimento de lesão por isquemia tecidual e necrose.(IRION,2005;SMELTZER;2005).
As úlceras de pressão por muito tempo foram descritas como sendo um problema só de enfermagem, decorrente de cuidados inadequados por parte desses profissionais. Várias evidências científicas têm mostrado que a úlcera por pressão é decorrente de fatores múltiplos, não sendo, portanto,de responsabilidade exclusiva da equipe de enfermagem.
As úlceras de pressão podem se desenvolver em 24 horas,ou levar até 5 dias dias para sua manifestação. Todos os profissionais da área de saúde responsáveis pelo acompanhamento do paciente devem estar familiarizados com com os principais fatores de risco. Neste sentido, a observação das medidas profiláticas para eliminar forças de pressão contínua ou fricção é da vital importância para evitar a formação de úlceras.
Objetivo.
Tem como objetivo informar e prevenir os pacientes que estão inclusos grupos de risco, como idosos com diabetes, acidente vascular cerebral e problemas ortopédicos, os pacientes com lesão medular e aqueles com longa permanência em sala de cirurgia e unidades de terapia intensiva. As principais medidas profiláticas incluem a mudança de decúbito de duas em duas horas, uso de colchóes e almofadas especiais para o alivio da pressão e realização de massagem de conforto com emulsão.
Estágios da úlcera de pressão.
O estagiamento é realizado quando se examinam e registram as condições da ferida segundo os critérios estabelecidos.
Estes são divididos em I,II,III,IV, que seram descritos a seguir: