Saude
Os comportamentos que ajudam as pessoas a protegerem sua saúde são básicos e fáceis de colocar em pratica, são conhecidos também como hábitos saudáveis, para assim o indivíduo obter qualidade de vida e correr menos riscos de ficar doente. Os comportamentos mas conhecidos e citados em conteúdo são: comportamentos monogenéticos (vacinas), realização de exames periodicamente, usar cinto de segurança para prevenir lesões em acidentes, dormir bem, ter diariamente uma alimentação adequada com quantidades de nutriente e vitaminas adequadas, dentre outros.
É muito importante que as pessoas tomem consciência de que com pequenas ações até mesmo de higiene e cuidados com as mãos, juntamente com a saúde corporal ela pode prevenir doenças e aumentar sua qualidade de vida.
Fatores que estimulam o indivíduo a expor sua saúde, prejudicando-a
Hoje em dia vivemos num mundo globalizado, onde se dá mais valor aos objetos e alimentos de fácil acesso. Com a industrialização e o surgimento de mais emprego a mulher ganha seu espaço no mercado de trabalho sendo mas um fator “agravante” para a saúde familiar, pois deixando de ser mais presente no seu lar, aumenta o consumo de alimentos industrializados e de fácil preparo, porem esse item não seria a total desculpa para o sedentarismo e alto consumo de alimentos ricos em gordura e sódio.
O consumismo, aumento do número de jovens viciados em fumo dentre outras drogas ilícitas, faz com que essas pessoas que praticam esses atos diminuírem a sua qualidade de vida e aumentarem os riscos de doenças cardiovasculares, que segundo a OMS é a primeira causa de mortes no mundo, que já lideram a classificação desde o ano de 2000.
Com o desgaste que a rotina causa as pessoas entra em questão o estresse, sendo mais um fator que agrava a saúde das pessoas juntamente com o cansaço, podendo evoluir para quadros ansiosos e depressivos.