saude
A primeira característica é que os líderes estão continuamente aprendendo. Neste sentido, são pessoas que desenvolvem novas habilidades e interesses a partir da curiosidade e estão abertas a adquirir novos conhecimentos, pois são humildes o suficiente para admitir opiniões diferentes e divergentes das suas.
Os líderes baseados em princípios estão constantemente voltados para o serviço. Compreendem a vida como uma missão e não como uma carreira. O sucesso desses líderes está diretamente relacionado com o sucesso das pessoas que estão ao seu redor, com o todo, havendo uma atuação harmônica entre as pessoas.
Para Covey (1994), as pessoas que se baseiam em princípios possuem atitude otimista, e seu espírito é entusiasta. Essas pessoas irradiam energia positiva e contagiam todos a sua volta. Assim, percebe-se que o ambiente é influenciado pela postura que as pessoas assumem perante os fatos e situações da vida.
Da mesma forma, o autor defende a idéia de que as pessoas baseadas em princípios acreditam nas outras pessoas, mesmo que o potencial delas ainda esteja latente. Como conseqüência, essa postura cria um ambiente favorável ao crescimento e à oportunidade, podendo despontar potencialidades que não haviam se configurado ainda.
Os líderes baseados em princípios conciliam aspectos físicos e mentais, desenvolvendo ambas as habilidades físicas e cognitivas. Por isso, suas vidas são equilibradas. Este equilíbrio refere-se também ao reconhecimento de seu próprio valor, porém, sem a