saude
A bronquite aguda ocorre quando as estruturas que revestem os brônquios não conseguem expelir a secreção das vias respiratórias. Com isso, o catarro se acumula, causando a inflamação dos brônquios, que ficam inchados. Isso pode causar dificuldades para respirar. O primeiro sintoma da bronquite aguda é a tosse, que pode ser seca ou com catarro, que persiste por mais de 5 dias. Normalmente, a tosse típica da bronquite aguda dura de 1 a 3 semanas.
Vale lembrar que bronquite aguda é uma doença diferente da bronquite crônica ou obstrutiva crônica, assim como da asma (leia mais sobre asma aqui). Pessoas que têm bronquite crônica não apresentam melhora do quadro, pioram durante a manhã e a tosse é persistente. Os fumantes, com mais de 20 anos de vício, são o principal grupo de risco para desenvolver a bronquite crônica.
A bronquite aguda é uma condição que, na maioria dos casos, é consequência de doenças respiratórias como gripes, resfriados, otites, sinusites, etc. Além disso, a pessoa apresenta cura do quadro em poucas semanas, o que não acontece na bronquite crônica.Causas
Nos meses mais frios do ano é possível notar um aumento no número de casos de bronquite aguda, naturalmente resultado das infecções das vias áreas superiores, que afetam mais as pessoas na mesma época do ano, ou seja, no outono e no inverno.
Os vírus mais comuns, envolvidos na bronquite aguda são: rinovírus (vírus do resfriado) influenza (vírus da gripe) coronavírus adenovírus
Entre as bactérias que podem causar a bronquite aguda estão a Mycoplasma pneumoniae, a Bordetella pertusis e a Chlamydia pneumonie.
Os micro-organismos que