saude
Catabolismo é o estado do seu corpo que degenera o tecido muscular. Sempre que você treina, seja cardio ou musculação, você está fadigando os músculos. Quanto mais longo e difícil for seu treino, mais dano você causa ao tecido muscular. Outros fatores podem contribuir para que seu corpo fique em estado catabólico, como a má alimentação e a falta de descanso.
Estágios do catabolismo
Catabolismo pode ser dividido em 3 principais etapas.
Fase 1 – fase de digestão
As grandes moléculas orgânicas, como proteínas, lipídios e polissacarídeos são digeridas em seus componentes menores fora de células. Nesta fase atua sobre o amido, celulose ou proteínas que não podem ser diretamente absorvidas pelas células e precisam ser quebrado em suas unidades menores antes que eles podem ser usados no metabolismo celular.
Enzimas digestivas incluem glicosídeo hidrolases que digerem polissacarídeos a monossacarídeos ou açúcares simples.
A principal enzima envolvida na digestão de proteínas é a pepsina, que catalisa a hidrólise das ligações peptídicas em um pH ideal de 2 inespecífica. No lúmen do intestino, o pâncreas segrega zymogens de tripsina, quimotripsina, elastase etc. Estas enzimas proteolíticas quebram as proteínas em aminoácidos livres, bem como dipeptídeos e tripeptides. Os aminoácidos livres, bem como o di e tripeptides são absorvidos pelas células mucosa intestinal que posteriormente são liberadas na corrente sanguínea onde eles são absorvidos por outros tecidos.
Os aminoácidos e açúcares são então bombeados para as células por proteínas de transporte ativo específico.
Fase 2 – liberação de energia
Uma vez discriminados essas moléculas são ocupadas por células e convertidas em moléculas ainda menores, geralmente acetil coenzima A (acetil-CoA), que libera alguma energia.
Fase 3 - o grupo acetil CoA é oxidado a água e dióxido de carbono na cadeia do ciclo do ácido cítrico e de transporte de elétrons, liberando a energia que é armazenada através da