saude
Sinônimos: Paralisia infantil
A poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total.
Causas
A poliomielite é uma doença causada pela infecção pelo poliovírus. O vírus se espalha por contato direto pessoa a pessoa, por contato com muco, catarro ou fezes infectadas.
O vírus entra através da boca e do nariz e se multiplica na garganta e no trato intestinal, sendo absorvido e espalhado pelo sangue e pelo sistema linfático. O período da infecção pelo vírus até que surjam os sintomas da doença (incubação) varia de 5 a 35 dias (em média de 7 a 14 dias).
Os fatores de risco incluem:
Exposição à pólio sem imunização
Viagem a áreas que passaram por surtos de pólio
Exames
O médico pode encontrar sinais de irritação nas meninges (similar à meningite), como rigidez no pescoço ou nas costas e dificuldade para dobrar o pescoço. A pessoa também pode ter dificuldade para levantar a cabeça ou as pernas quando está deitada de costas, e seus reflexos podem estar anormais.
Os exames incluem:
Exame de rotina de cultura do líquido cerebrospinal
Teste dos níveis de anticorpos contra o poliovírus
Culturas virais de fluidos da garganta, fezes ou líquido cerebrospinal (LCR)
Sintomas de Poliomielite
Existem três padrões básicos de infecção por pólio: infecções subclínicas, não paralíticas e paralíticas. Aproximadamente 95% das infecções são subclínicas, que podem não ter sintomas.
Tratamento de Poliomielite
O objetivo do tratamento é controlar os sintomas enquanto a infecção está em curso.As pessoas com casos graves podem precisar de medidas de emergência, especialmente ajuda para respirar.Os sintomas são tratados com base em sua gravidade. Os tratamentos incluem:Antibióticos para infecções do trato urinário
Medicamentos (como betanecol) para retenção urinária
Calor úmido (bolsa de água quente, toalhas quentes) para reduzir a dor muscular e os espasmos
Analgésicos para reduzir a dor de cabeça, as